quinta-feira, 8 de abril de 2010

A Sala de Ex-votos

As salas de ex-votos ou salas de milagres ou ainda salas de promessas, sempre me chamaram atenção, quando eu era pequena, fui algumas vezes cemitério de Maracai, cidade da minha família, e lá existe uma sala dessas, a sala de milagres do Menino da Tabúa, e eu me admirava muito em ver aquela quantidade de objetos depositados ali...principalmente os pedaços de gessos e as fotos. Ficava pensando em como aquelas pessoas tinham feito a promessa e imaginando quantos desejos já foram realizados nesse mundo. Hoje o que mais aprecio nessas salas é o efeito estético, a riqueza imagética que a sobreposição dos objetos proporciona. Assim, a sala de ex-votos também será material de estudo para a concepção do nosso espetáculo. E olha só: descobrimos uma sala dessas aqui em Londrina! Lá no Santuário da Vila Nova.. e já fomos lá conhecer!
Ana Carolina Ribeiro


Um comentário:

  1. Carol boa noite, faço parte de um grupo de estudos
    GREC-NPE grupo de estudos sobre cibermuseus e núcleo de pesquisas sobre os ex-votos. Seria possível você me mandar algumas fotos do Santuário e da sala de milagres? e dos ex-votos? De ante-mão agradecida.
    meu email v.bridacandido@gmail.com
    Grupo: http://npe.weebly.com/

    ResponderExcluir