terça-feira, 23 de março de 2010

A ESCADARIA



Nosso terceiro encontro (20/03) teve a primeira experiência prática direcionada à temática da peça. Os participantes trabalharam movimentos corporais sobre os degraus da arquibancada da sala e ali tivemos um primeiro elemento sugerido na obra de Gomes a ser investigado: A escadaria da igreja de Santa Barbara.
A escadaria está na peça como elemento cenográfico. Porém, é o que antecipa o obstáculo pelo qual o protagonista Zé-do-Burro tem de vencer para cumprir a risca sua promessa: atravessar a porta da igreja.
A escada enquanto elemento antecessor do obstáculo é o que elevará a personagem até seu objetivo maior. Assim, Zé vê-se no plano baixo enquanto seu desejo está no alto, além das escadas, e terá de subir degrau por degrau em busca do que quer. Esta ascenssão é bastante representativa na fé cristã. Pois,o céu é a representação do paraíso, está no alto, tal qual a igreja. Zé está no plano baixo,onde vive o verdadeiro inferno em vida em meio ao pecado representado por personagens mundanos, como a relacão luxuriosa de Bonitão e Marli, a esposa adúltera, as explorações da mídia, a soberba no abuso de poder das autoridades.
Assim, a escada como elemento itermediário é o purgatório de Zé, em que passará todo o tempo da peça avançando e recuando de acordo com as intermediações a sua volta. Por fim, o protagonista terá sua honra reconhecida, e conseguirá o paraíso (entrar na igreja) mas não em vida, tal qual promete a fé cristã. Entra na igreja, mas como sujeito passivo, sendo carregado por homens, não por sua propria ação.

Ana Carolina Ribeiro

4 comentários:

  1. Muita merda para voce, Carol, e para seu pequeno elenco de 25.
    E peca de formatura, so para comemoracao de 15 anos ou as duas coisas juntas?
    Me avisa quando estreiar para eu ir ai ver.
    Saudades
    Laura Carvalho

    ResponderExcluir
  2. Break your legs!
    Arraza!
    bj

    Flavio Pistori

    ResponderExcluir
  3. Sempre correndo atrás né meu bem... Tudo de bom nesta nova empreitada!! Bjs sempre...

    Ricardo

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol!!! Tb adoraria ver a estreia! Já têm previsão de qdo será?? bjosssssssss

    ResponderExcluir